Roda dos Saberes e o Inventário UFF_UNESCO

Acabamos de chegar de uma viagem de trabalho às ruínas de um local de desembarque ilegal de africanos na praia do Saí, em Mangaratiba, e ao Quilombo do Bracuí, em Angra dos Reis, lugares de memória do tráfico atlântico de africanos escravizados no Rio de Janeiro.

Domingo passado, a final da copa não permitiu que a nossa conversa de fim de semana para o blog ocorresse como de costume, mas esta semana a conversa rendeu ao longo de nosso encontro com a equipe de arqueologia em trabalho de campo nas ruínas do Saí, bem como na reunião sobre um novo projeto envolvendo os lugares de memória do patrimônio imaterial da diáspora africana no Rio de Janeiro, no Quilombo do Bracuí. O papo do próximo fim de semana já rolou. Aguardem o post de domingo.

Antes disso, o Inventário LABHOI-UNESCO sobre a memória dos africanos escravizados no Brasil, e na cidade do Rio, em especial, é o tema de palestra de Martha, na Roda dos Saberes do Cais do Valongo, que antecede a já tradicional Roda de Capoeira, no terceiro sábado de cada mês. Fazemos este post de meio de semana para divulgar o evento.

#ficaadica.

RodaDosSaberes_19-07-2014-MarthaAbreu

2 Comentários

Arquivado em história pública

2 Respostas para “Roda dos Saberes e o Inventário UFF_UNESCO

  1. Álvaro P. Nascimento

    Martha, acampei na praia de Saí desde garoto. Ninguém sabia o que eram essas ruínas, que depois fiquei sabendo, por uma monografia da UFRJ, que era dos Breves para desembarque clandestino de escravos. Espero que o condomínio construído lá há alguns anos tenha mantido as ruínas intocadas.

  2. Cecilia Azevedo

    Que orgulho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s