Livros imperdíveis!

A diva do teatro brasileiro, Ruth de Souza, ganhou uma biografia que faz diferença, escrita por Júlio Cláudio Silva, professor da Universidade Estadual do Amazonas e historiador apaixonado pela profissão: Uma estrela negra no teatro brasileiro. Relacões raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza (1945-1952).

Captura de Tela 2015-10-16 às 13.24.56

No livro, o autor nos apresenta a trajetória de Ruth de Souza, uma das maiores atrizes do teatro brasileiro, suas memórias e possibilidades de ascensão num dos mais difíceis campos profissionais para mulheres negras. O lançamento do livro no Rio foi uma festa de estrelas negras, para não ser esquecida na cidade. Clique na imagem acima para acompanhar a reportagem de Fernando Reski sobre o lançamento.

Felisberta, matriarca de quilombolas gaúchos do século 21, também inspirou um livro que ajuda a mudar o lugar das mulheres negras na historiografia brasileira, em um texto que nos oferece também um profundo mergulho sobre as complexas relações entre historia e memória: Felisberta e sua gente. Consciencia história e racializacão em uma família negra no pós-emancipacão rio-grandense, de Rodrigo de Azevedo Weimer. O livro de Rodrigo nos brinda com a história de Felizberta Severina Marques, a partir da memória de seus filhos e netos, que fizeram questão de não esquecer suas conquistas numa sociedade que oferecia poucas possibilidades para mulheres libertas no pós-abolição. Ele irá discutir e lançar o trabalho em encotro do CULTNA, na sala 508 do Bloco P do Campus do Gragoatá na UFF, no próximo dia 22 de outubro, às 15 horas.

felisberta e sua gente (1)

Ambos os textos são frutos de teses de doutorado, orientadas por Hebe e defendidas na UFF, com total apoio de Martha. Felisberta e sua gente ganhou o Prêmio PRONEX Culturas Políticas e Usos do Passado de teses e dissertações. Os livros de Julio e Rodrigo tratam da experiência de duas mulheres negras, que, cada uma a seu modo, marcaram a vida de todos que as conheceram e acompanharam suas vitórias. Transformados em livros, os dois trabalhos também são ótimos exemplos de como a pesquisa histórica recente dialoga profundamente com as lutas atuais de combate ao racismo e ao sexismo, ainda tão presentes na sociedade brasileira.

Para concluir o post, registramos também o lançamento do livro de Matthias Assunção, professor da Universidade de Essex, na Inglaterra, nosso colega e parceiro de muitos trabalhos e projetos. Finalmente a premiada tese de Matthias, defendida na Alemanhã no final dos anos 1980, com o título De Caboclos a Bem-te-vis. Formação do campesinato numa sociedade escravista: Maranhão 1800-1850,  vem a público em português.

De cablocos a bem - te -vis (2)

O trabalho é um clássico para as discussões sobre campesinato e escravidão no Brasil e também uma obra essencial para compreender a Balaiada, verdadeira guerra civil ocorrida no Maranhão, na primeira metade do século 19, que deixou intensas marcas na memória local. Num intenso diálogo entre o local, o regional, o nacional e o atlântico, o livro de Matthias nos faz entender como caboclos, escravos e libertos africanos ou seus descendentes tornaram-se protagonistas da grande rebelião.

Captura de Tela 2015-10-16 às 14.40.40

 

1 comentário

Arquivado em história e memória, historiografia

Uma resposta para “Livros imperdíveis!

  1. andrea

    Ruth de Souza ,nossa dama negra ,certamente em muito deve enriquecer nossos conhecimentos a respeito da participacao negra nos palcos.Meu tcc,trará o tema mas dessa vez ,mencionando Grande Otelo e cia negra de revistas.Espeo desenvolver um belo trabalho sob a orientacao de Andrea Marzano.
    Joel Rufino se foi e nos deixou sua obra na qual o negro tb foi retratado com a realidade digna de sempre estar na nossa História …Poucos ainda säo os trabs sobre o assunto.CerTamente este livro habitará a minha estante.
    Abraços,obrigada pelas sugestöes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s