SEMINÁRIOS CULTNA – CULTURA NEGRA NO ATLÂNTICO

Um ano de pandemia deixou o Blog em ritmo lento. Neste 2021, após o carnaval que não aconteceu, estamos conversando para redefinir diretrizes e pautas. Por ora, divulgamos uma iniciativa que envolve três de nós e que repercutiremos por aqui, regularmente. Os encontros CULTNA – Cultura Negra no Atlântico, iniciados por Martha Abreu quase junto com o Blog, na Universidade Federal Fluminense, transformam-se a partir deste mês nos Seminários CULTNA, encontros virtuais hospedados na rede do Center for Latin American Studies da University of Pittsburgh, que passou a ser coordenado, neste 2021, por nossa companheira Keila Grinberg.

Os Seminários CULTNA acontecerão em português, com curadoria conjunta da linha de pesquisa Memória, Áfricas e Escravidão do LABHOI-UFF, em que atuam Hebe Mattos e Martha Abreu, do LABHOI-AFRIKAS-UFJF, coordenado por Hebe Mattos e Fernanda Thomas e de Keila Grinberg, pelo CLAS/Pittsburgh.

No primeiro encontro, na próxima quinta feira, 11 de março, contaremos com a presença de Kim Butler e Petrônio Domingues para discutir o livro Diásporas Imaginadas (Perspectiva, 2020). Já está definida a programação do semestre que divulgamos aqui, reproduzindo o texto da newsletter do CLAS/Pittsburgh, com os links para inscrição.

Cultura Negra no Atlantico (CULTNA) is an initiative that brings together the Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI), at Universidade Federal Fluminense and Universidade Federal de Juiz de Fora, and the Center for Latin American Studies at the University of Pittsburgh. Once a month we will discuss recent work with scholars and students interested in the topic. Discussions will be held in Portuguese.

Cultura Negra no Atlantico (CULTNA) é uma iniciativa que congrega o Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, e o Center for Latin American Studies da University of Pittsburgh. Uma vez por mês, trabalhos recentes serão debatidos com especialistas e estudantes interessados no tema. As discussões serão realizadas em português. 

Spring 2021 Program

Thursday, March 11th, 4 pm EST // 6 pm Brazil time: “Diásporas imaginadas,” with Kim Butler (Rutgers University) and Petronio Domingues (Universidade Federal do Sergipe)

Thursday, April 1st, 4 pm EST // 6 pm Brazil time: “Descolonizando imaginários e saberes,” with Clement A. Akassi (Howard University)

Thursday, May 13th, 4 pm EST // 6 pm Brazil time: “O massacre dos libertos,” with Matheus Gato (Universidade Estadual de Campinas)

Thursday, June 10th, 4 pm EST // 6 pm Brazil time: “A revolução dos ganhadores,” with João José Reis (Universidade Federal da Bahia)

5 Comentários

Arquivado em cultura negra, historiografia

5 Respostas para “SEMINÁRIOS CULTNA – CULTURA NEGRA NO ATLÂNTICO

  1. Regina Schneiderman

    Gostaria de participar desse curso. Como será o acesso?

  2. Regina Schneiderman

    Gostaria de saber se estou inscrita e não consegui me inscrever pelo wordpress. Posso assistir no YouTube ou Facebook. Pode passar o link pelo meu e-mail?

  3. Luana Beatriz

    Olá, Participei do Curso : Emancipação e Pós-Abolição: Por uma Outra História do Brasil (1808 – 2020), e não recebi o certificado. Participei de todas as aulas e preenchi o formulário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s