Cultura Negra na Escola

No mês de novembro participamos de algumas iniciativas fora dos muros da universidade, que discutem caminhos pedagógicos e políticos sobre a história do negro no Brasil. Martha deu entrevista para o Especial “Consciência Negra” da Revista Nova Escola. Hebe participou das gravações de uma mesa redonda sobre Reparações, na TV Futura, que deverá ir ao ar no dia 20 de novembro. Voltaremos a essa discussão no próximo post.

O Especial “Consciência Negra” da Revista Nova Escola apresenta um material denso, bonito e renovador para o trabalho com a temática o ano inteiro! Logo na abertura fica a recomendação, que assinamos em baixo: o combate ao racismo e o respeito à diversidade precisam ser trabalhados o ano inteiro nas escolas!

O material on line, com a oferta de muitos links interessantes, reúne uma série de textos de especialistas e professores, orientações para o combate ao racismo, atividades já realizadas por professores, filmes, planos de aula e orientações para trabalhos com imagens, fontes orais e museus. Os temas são apresentados a partir de 6 eixos de discussão e têm a preocupação de mostrar a história do negro para muito além da escravidão e inserida nas tramas da História do Brasil: África e Brasil, Identidade Negra, História da África, A Luta no Brasil, Cultura Afro-brasileira e Recursos Pedagógicos.

O primeiro eixo, África e Brasil, com o subtítulo unidos pela história e pela cultura, dá o tom de todo o Especial, ao incorporar a posição de Mônica Lima e Sousa, coordenadora do Leáfrica (Laboratório de Estudos Africanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro): “A África está em nós, em nossa cultura, em nossa vida, independentemente de nossa origem pessoal”. A história do negro interessa a toda a sociedade brasileira.

Inspiradas em iniciativa de nossos alunos do curso de história da UFF, demos o título a este post. Vida longa ao coletivo Cultura Negra na Escola!

Captura de Tela 2014-11-16 às 10.03.06Captura de Tela 2014-11-16 às 10.03.25Captura de Tela 2014-11-16 às 10.03.37Captura de Tela 2014-11-16 às 10.03.49Captura de Tela 2014-11-16 às 10.04.05Captura de Tela 2014-11-16 às 10.04.15

Deixe um comentário

Arquivado em ações afirmativas, cultura negra, história pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s