Kumbukumbu: África, memória e patrimônio

Sem palavras, republicamos o post festivo de 2014, em memória do Museu Nacional do Rio de Janeiro, desaparecido nas chamas neste 2 de setembro de 2018. Uma tragédia indizível para a história da cultura brasileira.

conversa de historiadoras

Significado da palavra kumbukumbu:

“KUMBUKUMBU é uma palavra swahili que significa memória ou recordação. Como a história é considerada o estudo do passado, historiadores recolhem fatos do passado de diferentes fontes. Todas as coleções e documentações dos acontecimentos passados reunidas formam um MUSEU, que basicamente significa KUMBUKUMBU. As exposições dos museus são usadas para mostrar as memórias e as coleções de acontecimentos passados. KUMBUKUMBU evoca a dimensão do passado que nos aponta um caminho para o futuro.”    Gatera Mudahizi Maurice, Tanzânia

Quem está antenado com as novidades na nossa área de interesse já sabe do que se trata o post de hoje, a nova exposição sobre a coleção de África do Museu Nacional, que será inaugurada no próximo dia 14 de maio, às 16 horas. Graças ao trabalho minucioso e apaixonado da historiadora Mariza Soares, Kumbukumbu traz a público um pequeno tesouro que ficou muitos anos…

Ver o post original 636 mais palavras

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Kumbukumbu: África, memória e patrimônio

  1. Maria do Carmo S. Da Costa Mattos

    Excelente artigo e muito elucidativo ! Nós leigos agradecemos aos historiadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s