Sob Nova Direção (Registro da Posse de Ana Flávia Magalhães Pinto como Diretora Geral do Arquivo Nacional)

As historiadoras do Projeto Passados Presentes, bem como parte expressiva da comunidade que faz pesquisa em história no Rio de Janeiro, marcaram presença na posse da nossa companheira de Blog, Ana Flávia Magalhães Pinto, como Diretora Geral do Arquivo Nacional, na sexta-feira, 17 de março, no Centro do Rio de Janeiro, sob o olhar orgulhoso da grande Sueli Carneiro.

KEILA GRINBERG, MÔNICA LIMA, HEBE MATTOS E MARTHA ABREU, COORDENADORAS DO PROJETO PASSADOS PRESENTES.

HISTORIADORES, PRESENTES! Na foto acima, Fernanda Crespo, Amilcar Pereira, Alvaro Nascimento, Alessandra Tavares, Martha Abreu, Janete Ribeiro, Ivana Stolze Lima, Alexandre Fortes, Fabiane Popinigis, Hebe Mattos, Fernanda Bicalho, Maria Regina Celestino, Angela de Castro Gomes, Marcus Vinícius de Oliveira, Elson de Assis Rabelo, (agachados da esquerda para a diteita) João Paulo Lopes, Vinicius Natal e Gabriel Gabu. Na foto abaixo e no cabeçalho do artigo, Janete Ribeiro, Monica Lima, Amilcar Pereira, Leandro Bulhões, Alvaro Nascimento, Dom Filó, Ana Flavia Magalhaes Pinto, João Paulo Lopes, Diana Souza, Marcus Vinícius Oliveira, Elson de Assis Rabelo e Alessandra Tavares

Foi uma cerimônia histórica, encaminhada pela voz potente e emocionante de Hilton Cobra e pela prosa de Lima Barreto. Com a participação de duas ministras de estado e outros representantes do Ministério da Gestão e Inovação, com discursos de Sueli Carneiro, do historiador indígena Edson Kaiapó e da ativista feminista trans Sarah Wagner York. Com direito a cantar o hino nacional à capela e a encontrar Conceição Evaristo e muita gente bacana na plateia. As fotos abaixo, em sua maioria pelo celular de Hebe Mattos, não são profissionais, mas dão boa ideia da emoção do evento.

Conceição Evaristo com Equede Sinha.

Lúcia Grimberg e Keila Grinberg, Maria Fernanda Bicalho e Ângela de Castro Gomes, Hebe, Martha, Eric Brasil e Yaci Maia, Hildete Pereira. Nas demais fotos: Maria Regina Celestino, Mônica Lima, Alvaro Nascimento, Hebe Mattos, Martha Abreu e Amilcar Pereira.

Ana Flávia Magalhães Pinto com Hebe Mattos, Alvaro Nascimento, Alexandre Fortes e Fabiane Popiginis. Na foto embaixo, Edson Kaiapó e parentes.

Os Arquivos Nacionais são instituições centrais para a gestão da memória nacional. Como a cerimônia de posse bem sinalizou, uma historiadora brilhante, corajosa e inovadora está a frente do AN!!!!! Parabéns e boa sorte, Ana Flávia!!!!!!

Ana Flávia Magalhães Pinto e a equipe que assume com ela a direção do Arquivo Nacional, Eric Brasil, Leandro Bulhões, Gecilda Esteves, Diana Souza, Monica Lima, Jader Moraes e Fabio Costa de Souza.

3 Comentários

Arquivado em história e memória

3 Respostas para “Sob Nova Direção (Registro da Posse de Ana Flávia Magalhães Pinto como Diretora Geral do Arquivo Nacional)

  1. Eliete Marim Martins

    Que maravilha uma historiadora como a Ana Flávia à frente do Arquivo Nacional. A memória nacional agradece!

  2. Laila Vils

    Parabéns! Feliz com a sua escolha.

Deixe um comentário