Tentamos marcar nosso papo para discutir sobre o post da semana. Mas as vezes a agenda aperta e impõe limites a duas mãezonas em pleno segundo domingo de maio. Ainda assim, em rápidos e-mails, mais uma vez nos demos conta da longa estrada das nossas conversas de historiadoras.
Colocamos na biblioteca do blog esta semana, o pdf do livro Resgate. Uma Janela para o Oitocentos, de 1995, um dos livros pioneiros utilizando a micro-história como método para o estudo da história social da escravidão e da abolição no Brasil, organizado por Hebe e Eduardo Schnoor. Além da Martha, o livro reuniu toda a então chamada escola do Rio sobre a escravidão oitocentista, formada por historiadores da UFF e da UFRJ (Ana Lugão Rios, Sheila Faria, João Fragoso, Manolo Florentino, José Roberto Goes, Ana Maria Mauad). Com o pdf, entre muitos outros textos que valem a pena ler de novo, vocês podem ter acesso ao texto de Martha, O Caso do Bracuí, que tão fortemente dialoga com o nosso último filme Passados Presentes e a memória do tráfico ilegal de africanos em terras do atual Quilombo do Bracuí.
Também esta semana, o blog Terça com Tobias divulgou a entrevista que o grupo de jovens historiadores de Recife fez com Hebe, quando do final da sua estada como Professora Visitante da UFPE em julho de 2013. Vale a pena acompanhar o belo trabalho de edição, feito pelos entrevistadores, na viagem historiográfica através da memória que eles incitaram a entrevistada a fazer. Na versão do youtube, os capítulos temáticos da longa entrevista podem ser acessados separadamente. Nossas conversas estão lá, entre muitas outras, registradas com afeto pelo crivo da memória.
Por fim, de volta para o futuro, registramos o lançamento do blog do GT Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de história, que ajudamos a criar no encontro nacional da ANPUH de 2013, dirigido pelas historiadoras Wlamyra Albuquerque e Giovana Xavier. E aproveitamos para divulgar o blog do nosso grupo de pesquisa na UFF, o Cultura Negra no Atlântico (CULTNA), filiado ao GT.
Com a imagem da saudosa Mãe Ferina (D. Zeferina), do Quilombo São José, desejamos a tod@s, um Feliz dia das Mães!
Parabéns às mães, sem as quais não haveria historia.