Da memória à reparação: filmes e workshop no Museu de Arte do Rio

Convidamos os amigos do conversadehistoriadoras para a sessão de encerramento do V Festival Internacional do Filme de Pesquisa, no sábado, dia 20 de junho, no auditório do Museu de Arte do Rio. A programação se abre às 11 horas,  com conferência de David Scott, antropólogo da Universidade de Columbia, com o título “On the moral justification of reparation for New World Slavery” (Sobre a justificação moral da reparação para a escravidão no novo mundo). Haverá tradução consecutiva.

Na parte da tarde, o celebrado filme de Matthias Assunção, Mestre Cobra Mansa e Richard Pakleppa Jogos de Corpo: Capoeira e Ancestralidade, precedido do belo curta A Mão e o Fogo: Louça e subjetividade entre artesãs de Itamatativa, de Raquel Noronha encerram a sessão Rio 2015 do festival, iniciada em maio. Confiram as sinopses na programação abaixo.

David Scott coordena com Hebe o projeto Passados Presentes, sobre memória da escravidão e políticas de reparação na área de educação no Brasil, com apoio do edital FAPERJ/COLUMBIA GLOBAL CENTER. Na sexta feira, o projeto realiza workshop sobre o tema, também nas dependências do MAR, que terá o inglês como língua de comunicação principal.

Divulgamos aqui a programação completa. 2Programacao_RFF_Edicao_Rio_Junho_20152Programacao_RFF_Edicao_Rio_Junho_2015

2 Comentários

Arquivado em história e memória, história pública

2 Respostas para “Da memória à reparação: filmes e workshop no Museu de Arte do Rio

  1. Aproveitarei ao máximo toda informação recebida.

  2. Tuna Semed

    Boa tarde, professoras! Segue foto do professores da rede municipal de Mesquita, em visita ao Quilombo da Olaria do Quintela, situado no bairro Chácara da Vila Norma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s